DSC05135

Como se locomover em Bangkok

Antes de chegar em Bangkok eu imaginava um trânsito maluco e caótico tipo o da Índia sabe? Então ele é, mas não tanto assim. Claro não podemos esquecer que é uma cidade com 14 milhões de habitantes, então a coisa não poderia ser diferente. Aqui tem muito, mas muito movimento durante a semana, então se você tem um compromisso e não pode se atrasar, saia mais cedo de casa. Mas vamos falar um pouco então das nossas experiências com o transporte aqui:

A pé
Andar a pé aqui em Bangkok não é muito aconselhável, não por segurança nem nada, é pelo CALOR mesmo. Sério é muito quente aqui! A gente anda relativamente bastante aqui, mas sempre com protetor solar e água! E uma coisa que nos deixa bem bravo: O PEDESTRE NUNCA TEM VEZ. Quando eu falo nunca é nunca mesmo, eles passam por cima e não querem nem saber. Então tome cuidado na hora de atravessar a rua e não adianta ficar esperando alguém parar na faixa, porque ninguém vai parar. Vá aos pouquinhos e siga o conselho de sua mãe: olhando para os dois lados (aqui é mão inglesa, então cuide).
 .
Moto
O meio mais rápido de chegar nos lugares. Aqui tem muita moto! Então se você estiver com muita pressa pegue um mototáxi. Só lembrando que aqui moto não tem lei, então não tem essa de capacete, usar tênis, só duas pessoas na moto, etc. Aqui você vê uma família de 5 pessoas na mesma moto, sem capacete e com o cachorro atrás ainda. Não to brincando. Por esse fato não curtimos a ideia de andar de moto por aqui, ainda mais nesse trânsito. Passamos por uma experiência voltando da praia e foi uma adrenalina!
 .
Táxi
Se não tiver movimento, como nos finais de semana ou de madrugada, vale a pena andar de táxi. São bem baratos comparados com o do Brasil. Aqui tem MUITO táxi, não tem “ponto de táxi” é só levantar a mão que eles param em qualquer lugar. Nós usamos táxi só de madrugada mesmo, porque mesmo sendo barato não é tão barato quando ônibus e metrô. E uma coisa que a gente odeia, é muito difícil encontrar uma taxista que fale inglês. Nós não falamos tailandês, mas sabemos falar o nome da nossa rua, porém NINGUÉM compreende! Mesmo a gente mostrando no google maps o local e tal, eles não sabem! É de chorar!
DSC01770
 .
Metrô
O melhor meio de locomover aqui em Bangkok. Não pega transito, tem ar condicionado e não é caro. Claro nos horários de pico você vai ficar um pouco exprimido, mas pelo menos tem ar condicionado. Aqui no metrô você paga pelo número de estações que você anda, sendo que o valor máximo é de 52 baths no BTS Skytrain (que é o que a gente mais usa). Existe também o MRT, esse é muito difícil da gente usar, só quando queremos ir pra estação de trem mesmo (ele é mais caro que o BTS). O metrô não conecta toda Bangkok, só as áreas centrais da cidade, mas eles estão ampliando a linha, então vai ficar bem melhor.
DSC05138
 .
Ônibus
Eita coisa complicada viu?! É a forma mais barata de se locomover na cidade. Existe um milhão de linhas de ônibus que abrangem toda cidade. Cada uma é representada por um número, só que aquele número pode fazer vários trajetos, deu pra entender porque odiamos ele? Porque toda vez que pegamos um ônibus temos que rezar para ele ir para o lugar certo, ou rezar para alguém falar um pouco de inglês e nos ajudar. Nós gostamos de pegar ônibus aqui, porque eles nunca estão cheios e se não tem movimento eles vão rápido. Tem vários tipos de ônibus, uns que são de graça, outros que são uma lata velha e outros que tem até ar-condicionado! Tem algumas linhas de ônibus que cobram pela distância que você vai percorrer, então assim que você entra no ônibus o cobrador já pergunta pra onde vai (as vezes isso é um problema, se ele não te entender). Mas pegar ônibus em Bangkok é no mínimo uma experiência engraçada, não deixe de andar uma vez.
GOPR0785blog
 .
Tuk-Tuk
Os motoristas de tuk-tuk são realmente muito chatos, toda hora ficam te chamando! A gente entende que eles estão ali trabalhando e tal, mas a gente ta vendo eles se a gente quiser pegar a gente vai chamar! Mas enfim, vir pra Tailândia e não andar de tuk-tuk não tem graça. Eles são mais caros que os táxis, e são mais ágeis no trânsito caótico. Uma dica, sempre negocie o preço antes de embarcar, porque eles são ligeiros. Como eles sabem que você é turista vão cobrar bem mais caro mesmo.
DSC01808
 .
Alugar um carro
Nós brasileiros temos que ter a PID para poder dirigir aqui na Tailândia. Mas mesmo se você tem essa permissão, eu não aconselharia. Aqui é mão inglesa, então só se você estiver acostumado, se não vai ser bem ruim. Outra, a cidade é muito grande! Com certeza você vai passar mais tempo tentando se achar no GPS do que realmente dirigindo. Então desencarne  do carro e procure outro meio de transporte.