metro

Como se locomover em Dubai

Dubai, apesar de não parecer, é grande, e a melhor forma de se locomover DEFINITIVAMENTE é de carro. O transporte público não é dos mais baratos e taxi também. Em compensação para alugar um carro sai relativamente barato – a não ser, é claro, que você queira alugar uma Ferrari ou um Porsche para passear.

Para alugar um carro nos Emirados Árabes, nós brasileiros, precisamos apresentar o PID (Permissão Internacional para Dirigir), que é bem tranquilo para conseguir, basta ir ao DETRAN mais próximo, pagar as taxas, apresentar os documentos (se eu não me engano é cópia da habilitação e comprovante de residência) e em 30 dias (ao menos no DETRAN da minha cidade) fica pronto. Ok, o problema é que eu fui fazer esse documento 15 dias antes da nossa viagem e com o feriado de carnaval no meio. No way de conseguir. Nosso jeito foi andando de metrô mesmo. E vou dizer, é F***! Os pontos turísticos ficam bem longe uns dos outros e muitas vezes, muitas vezes mesmo, longe também das estações de metrô. Mas de qualquer forma, se ainda assim você quiser usar o metrô ou acabou não conseguindo alugar um carro, vamos dar algumas dicas aqui.

Bom, primeiramente é bom falar que o metrô tem ar condicionado, o que é um alívio, principalmente se você estiver por lá no verão. Existem três linhas de metrô em Dubai, a vermelha, maior e que liga a cidade antiga com a nova, a verde, que funciona em sua maior parte na cidade antiga, e a verde claro, a linha da Palm Jumeirah (que vale a pena ir para ver toda Jumeirah de cima).

dubai_metro_map

O metrô funciona por zonas, você paga proporcionalmente quantas zonas você andar. Para saber quantas zonas você vai andar existem placas com as divisões de zonas nas estações. Se você, assim como a gente, pretende usar o metrô várias vezes durante o dia para conhecer o máximo de coisas possível você pode comprar um ticket ilimitado de zonas para o dia. O valor do ticket ilimitado é de 20 EAD por pessoa, e o bacana é que você pode usá-lo não só para o metrô, mas também para os ônibus. Honestamente a gente não chegou a usar a linha de ônibus, e nem sequer chegamos a ver algum passando pela rua. Mas enfim, você pode fazê-lo caso dê sorte de achar um passando. Caso você queira fazer apenas pequenas viagens o custo por zona é de 4 AED na classe regular (falaremos da Gold Class mais adiante). Existe ainda o custo de emissão do ticket. Para o ticket vermelho (que é o ticket para turistas) o custo é de 2 AED e se você emitiu um cartão para Day trip ilimitado você só pode recarregar ele para Day trip ilimitado, a mesma coisa para a emissão de cartão por zonas, se você quiser mudar para Day trip terá que emitir um novo cartão. Você consegue emitir os tickets nos guichês ou diretamente nas Vending Machines.

dubai

Dentro do metrô existe um vagão especial para mulheres e crianças, ele é geralmente o ultimo vagão do trem, e honestamente, se eu fosse mulher não pensaria duas vezes antes de usá-lo, afinal nas ruas de Dubai 80% das pessoas são homens. Evita “aqueles olhares”. Isso é uma coisa interessante de Dubai, porque tem muitas cosias que são só para mulheres, como táxis por exemplo, existe uma divisão entre os táxis e se você é mulher e não se sentir confortável pegando táxi com um homem, basta procurar um com o teto rosa, será uma mulher ao volante. Homens acompanhados de sua, ou suas muitas vezes em Dubai, mulher pode pegar esse táxi também. Acho que homem sozinho não pode pegar esse tipo de táxi, mas não tenho certeza. A desvantagem é que ele é mais caro que o táxi comum.

dubai

Existe também uma outra área separada no trem. A Gold Class. No inicio pensei que era para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção ou algo do tipo. Mas não, é pra quem paga mais mesmo. Você também pode comprar seu bilhete para a Gold Class, o custo é exatamente o dobro da classe regular.

Outra coisa SUPER importante de saber é os horários de funcionamento do transporte publico. A gente não tinha se ligado, mas sexta feira é o feriado deles, tipo o final de semana nosso, então as linhas de metrô começam a operar apenas a partir das 10 horas da manhã! De sábado a quarta-feira elas funcionam das 5:30 – 00:00 e às quintas-feiras até a 1 hora do outro dia (sexta). Na sexta-feira, apesar de começar mais tarde, o expediente encerra a 1 hora do próximo dia também.

Algumas outras coisas importantes para saber ao usar o transporte publico: lá é proibido comer ou beber durante a viagem, jogar lixo no chão, fazer bolas de chiclete, colocar os pés em cima das cadeiras e diversas outras coisas, sendo que muitas delas você pode ser punido com uma multa, as vezes bem alta. Fique atento as regras de cada lugar para não se dar mal.

Outro fato que não posso deixar de comentar sobre o metrô de Dubai é o cheiro. Isso foi a coisa que mais nos marcou. É fedido! Mas não é o fedor do busão das 18h socado, é um fedor diferente e talvez até pior. Ah, e na maior parte do tempo o metrô está bem cheio, então prepare-se para enfrentar a multidão, mas não deixe de conhecer os lugares incríveis que essa cidade tem. Seja de carro, de ônibus, metrô ou a pé!