DSC01597blog

passeio por riverside bangkok

Nosso primeiro passeio por Bangkok foi na região de Riverside. Um roteiro bacana para começar a se familiarizar com a cidade. É um roteiro para se fazer em pouco mais de meio dia e a pé. É bem fácil chegar ao ponto inicial do roteiro, basta pegar o SkyTrain (BTS) e parar na estação Saphan Taksin.

A primeira atração que a gente foi conhecer foi o Wat Yannawa. Esse templo que tem um nome que parece uma tribo indígena é na verdade o único templo budista do mundo com estupa em formato de barco chinês. E o mais incrível, ele geralmente não aparece nos roteiros de viagem. O motivo? Também não sabemos, mas é um desperdício não visitar esse lugar. Diferentemente da maioria dos templos (Wat) agitados de Bangkok, esse é calmo, tranquilo e geralmente frequentado apenas por locais.

DSC01588blog DSC01611blog DSC01599blog DSC01613blog

Caminhando até a Assumption Cathedral pela agitada Charoen Krung Rd você vai passar pelo Assumption College, um dos colégios mais respeitados e bem conceituados do País, e entrar a esquerda na rua 40. Dali fica fácil encontrar a catedral. Ela é linda por fora, mas por dentro é que esconde a sua real beleza. Reserve um tempo para contemplar a paz dentro desse lugar. Em 1984 o então Papa João Paulo II visitou essa catedral em sua viagem pela Tailândia, e hoje ao lado da entrada frontal da catedral existe uma estátua em sua homenagem.

DSC01624blog

A terceira parada é no O.P. Plaza ou O.P. Palace ou Oriental Plaza. Esse lugar, conhecido por diversos nomes, já foi o centro comercial da cidade no inicio do século passado. Hoje é o local perfeito para quem quer comprar itens de decoração de qualidade, todos com etiquetas de autenticidade. Os valores são mais elevados, logicamente, pelo registro de autenticidade. Mas de fato, são obras de maior qualidade do que se encontra na maioria dos lugares. Outra curiosidade é que nesse prédio foi instalado o primeiro elevador da Tailândia, mais um marco para o local. Aproveite para conhecer e admirar a decoração do próprio prédio e fique a vontade para entrar nas lojas para a famosa “só estou dando uma olhadinha” os vendedores são muito atenciosos mesmo se você só está lá por curiosidade, te explicam sobre as peças, sua história e tudo mais.

Saindo do O.P. Plaza fomos rumo ao Old Customs House, que realmente está bem “Old”. Até ficamos na duvida se realmente estávamos no lugar certo. Esse local que já foi o ponto de entrada e saída do comércio de Bangkok com o exterior, hoje abriga ratos e moradores de rua. Ele já fora ocupado pelo corpo de bombeiros há alguns anos atrás, mas por pressão da população já não estão mais lá. Uma pena que nada se fez após sua saída para restaurar o grande casarão. Já existiram alguns projetos para esse lugar, um deles era de construir um resort de luxo ali, mas que também nunca saiu do papel.

DSC01634blog DSC01635blog DSC01628blog DSC01637blog DSC01638blog

Nossa próxima parada foi no Bangkokian Museum, com direito a um pit-stop para o almoço no Charoenkrung Thai-Arabic Food & BBQ. Um lugar bem simpático, com bom atendimento e preço justo. DICA: Kebab de carne é muito bom. Ok, saindo dali fomos ao Bangkokian Museum, que representa uma época muitas vezes esquecida aqui da Tailândia, época da segunda grande guerra. Dentro do museu (que é de graça) existem quatro casas completamente mobiliadas como os antigos donos as deixaram. Vale a pena conferir e imaginar como era o estilo de vida antigo aqui em Bangkok. A principal curiosidade é que a primeira casa foi construída por carpinteiros chineses, que na época custou apenas 2.400 bhats para ser construída. Não sei se era tudo muito barato na época ou se os chineses já vendiam trabalho assim barato naquela época, mas o fato é que realmente é incrível saber que tudo aquilo foi construído por apenas esse valor. Ao entrar nas casas não esqueça de tirar os sapatos. Caso queira, para andar entre as casa e não precisar ficar tirando o tênis, eles fornecem chinelos (também gratuito) para os visitantes.

DSC01667 DSC01662 DSC01659

.

 Não deixe de ver nosso vídeo desse passeio!