songkran

Songkran: o que é, quando é e como participar

O Songkran é a comemoração do ano novo Tailandês. Ele é celebrado no dia 13 de abril (no mês mais quente do ano), mas a festa dura três dias e sua mais marcante característica, definitivamente, é a guerra de água.

Fomos conferir de perto essa comemoração e vou dizer que é muito legal! Todo mundo vira criança com arminhas de água molhando uns aos outros. Há aqueles que levam até balde pra brincar! O fato é que você não vai sair seco.

A água simboliza a limpeza do espírito para um ano novo que se inicia. Fora das ruas, com suas famílias, os idosos lavam a cabeça dos mais novos, simbolizando a benção dos mais velhos sobre os mais jovens. Da mesma forma os mais jovens lavam as mãos dos mais velhos ao mesmo tempo em que rezam aos seus ancestrais. É uma tradição muito interessante e diferente do que a nós no ocidente estamos acostumados.

Voltando para as ruas o conselho é entrar na brincadeira e colocar seu celular, carteira ou qualquer outro item que não possa molhar dentro de um plástico ou saco estanque, afinal andar na rua é pedir para se molhar. Se você quiser ficar realmente seco fique em casa, mas se quiser acompanhar a brincadeira relativamente seco você ainda pode ver o festival de cima da estação de metrô (BTS-Skytrain).

songkran

Ok, mas e onde eu vou e que horas começa? Isso é fácil. Basta ir em lugares onde existe maior concentração de pessoas na cidade. Os lugares mais procurados são Silom (esse é o lugar mais tradicional, onde você encontrará mais locais comemorando), Khao San Road (local com mais turistas e mochileiros, bacana para conhecer gente nova que esteja na mesma vibe que você) ou se você quiser algo com mais locais mas não tãão cheio vá até a estação de metrô Siam, lá também a brincadeira rola solta. Quanto ao horário é tranquilo, pense num carnaval, não tem hora para o pessoal estar na rua, toda hora é hora. Claro que existem os horários mais cheios que geralmente são no meio da tarde.

É muito bacana participar de uma tradição tão importante na cultura tailandesa. Durante a celebração você se sente acolhido pelo povo, que te molha dos pés à cabeça, te desejando um feliz Songkran. E se a gente pensar que água é para lavar a alma e o espírito, tirando a má sorte e trazendo bênçãos para o novo ano, eu quero mais é ser “lavado” mesmo! Suksan wan Songkran ou um feliz Songkran para você!

Não deixe de ver nosso vídeo dessa experiencia: