dsc07561

Trekking em Sapa – Vietnã

Foi com certeza a melhor experiência que tivemos no Vietnã! Compramos nosso tour com uma agência em Hanoi. Tome cuidado pois várias agências vendem o mesmo tour e com uma diferença de preço enorme, então é melhor desconfiar e ver certinho o que está incluso no pacote. Compramos nosso trekking de 3 dias com a Lily’s Travel, fica no Old Quarter, super fácil de achar. Elas foram super atenciosas e explicaram tudo certinho para nós.
.
O que estava incluso no pacote:
.
  • ônibus ida e volta Hanoi-Sapa
  • todas as refeições
  • hospedagem de 2 dias em homestay (casa de pessoas locais nas vilas)
  • guia durante os 3 dias de trekking
  •  água
Pegamos o ônibus com destino a Sapa de noite, chegamos lá bem cedo, por volta das 5 da manhã. Ficamos um tempo esperando até uma mulher com nossos nomes chegar e nos levar para tomar café da manhã com o resto do grupo. Era umas 10 horas quando partimos para o trekking. Nossas mochilas ficaram com uma pessoa que ia levar elas direto (de moto) para o local que iríamos dormir. Foram 14km no primeiro dia, com muitas subidas e descidas. No meio do percurso você pode parar quando quiser para descansar e tomar água. Paramos para um pequeno almoço, com macarrão frito e vegetais (estilo yakisoba). Chegamos na casa que iríamos dormir por volta das 15:30. Chegando lá você pode ficar descansando ou dar uma volta pela vila. De noite a família prepara um jantar delicioso para o grupo, todos sentam juntam e compartilham um pouco de suas historia. No final do jantar é servido a Happy Water, que nada mais é do que cachaça. Nosso grupo estava animado e foi tomado uns 5L de cachaça, posso dizer que todos ficaram bebem alegres! kkkkk
 .
dsc07615 dsc07782 dsc07579 dsc07613 dji_0048-hdr dsc07880 dsc07841 dsc07537 dji_0028-hdr dsc07967
 .
Os quartos são simples mas confortáveis, são quartos coletivos com colchão e mosquiteiro para cada cama. Passamos uma noite maravilhosa! Lá é super fresquinho e pudemos dormir com edredom, e isso é difícil no Vietnã se não tiver sem ar-condicionado.
No dia seguinte acordamos cedo e eles nos serviram um delicioso café da manhã, com ovos, panquecas e bananas. Seguimos para mais um dia de trekking para a outra vila que iríamos passar a noite. Foram mais 14kg, dessa vez foi mais tranquilo, porque foram só descidas. Porém tivemos que carregar nossas mochilas. OBS: Importante, leve só o essencial! Nossas malas maiores ficaram no hotel em Hanoi (eles já estão acostumados com isso), levamos só uma muda de roupa para cada um. Nesse dia só tinha nós dois e mais um americana fazendo o trekking, o resto do grupo voltou para o centro de Sapa.
 .
Nessa segunda vila que ficamos as coisas já eram bem mais “modernas”, não era tão fazenda como foi a anterior. Essa noite não dormimos muito bem, não sei o que tinha, talvez um festa, mas tinha muito barulho de noite e não conseguimos dormir bem.
 .
dsc08172 dji_0035
 .
Acordamos tomamos café da manhã e já era hora de partir para a primeira casa que ficamos, voltar todo os 14km de volta. Esse foi o pior dia de caminhada para todos. Sério, foram 4 horas de subida! Nossas perninhas não aguentavam mais (e ainda por cima carregando as mochilas). Depois de muito esforço chegamos de volta a primeira casa, almoçamos, tomamos um banho e fomos ao encontro do carro que nos levou para o centro de Sapa. Esperamos algumas horas até o ônibus sair. Nem precisamos dizer que capotamos né? Chegamos as 3:30 da manhã em Hanoi!! E claro nosso hotel não estava aberto ainda, a solução foi dormir na calcada e esperar. Sorte que tivemos companhia de mais algumas pessoas kkkk.
 .
dsc07841 dsc07678
 .
Esses três dias foram incríveis para nós! Podemos aprender outra cultura muito diferente da nossa. Vimos o quanto as mulheres do Vietnã são incríveis e conhecemos pessoas de vários cantos do mundo fazendo o trekking com a gente. Foi demais e vale cada centavo (pagamos $75 para cada). Se você quiser pode reservar tudo sozinho, passagem de ônibus e quando chegar lá achar um guia (pode sair mais em conta).
 .

Confira mais sobre essa experiência incrível: